São Paulo = reacionarismo + desenvolvimento econômico

Nos últimos dias, vi no jornal duas notícias que se chocam profundamente.

Dia 30 de março, no Rio de Janeiro, aconteceu um debate intitulado “1964 – A verdade”. Dezenas de militares ficaram sitiados no Clube Militar por causa da revolta de manifestantes que exigem que seja instaurada a Comissão da Verdade que julgará crimes ocorridos durante o período militar.

No dia seguinte, aqui em São Paulo, ocorre uma comemoração  tranquila de 48 anos do golpe de 1964 com o filho do general Médici presente. Roberto Nogueira Médici, o filho do general mais linha dura do período militar, estava lá autografando exemplares de um livro de nome: Médici – A Verdadeira História, do general reformado Agnaldo Del Nero Augusto. Imaginem qual será a proposta desse livro?

Entrevistado, Médicinho diz que “a Comissão da Verdade vai ‘mutilar a tradição nacional do perdão’ (oi!?!?!) e é apenas um pretexto para instaurar processos e punir militares e civis que colaboraram com o regime. ‘Se fosse só para isso (recuperar a verdade histórica e os corpos de militantes desaparecidos), nós mesmos soltaríamos rojões’, afirmou.” (fonte: Estadão – blécate!).

Logo abaixo da notícia o comentário lindo de uma leitora (sic): Eu era feliz na DITADURA MILITAR E NÃO SABIA. TODOS TINHAM DIREITOS DE IR E VIR. NÃO HAVIA TANTO LADRÕES, CORRUPTORES, NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. A ANISTIA É PARA OS DOIS LADOS, OS GOVERNANTES APÓS A DITADURA, ROUBARAM O MAXIMO DOS COFRES PÚBLICOS, E AINDA QUEREM MAIS, TEM QUE SER FUZILADOS, VIVA OS MILITARES, VIVA A DITADURA, ABAIXO O COMUNISMO, FORA DILMA, LULA, GENOÍNO, JOSE DIRCEU, FHC, JOSE SERRA, TINHAM QUE SER MORTOS HA 40 ANOS ATRAS, MAIS ESCAPARAM. MAIS AINDA É TEMPO. COMANDANTES DAS TRES FORÇAS ARMADAS, JOGUEM OS TANQUES DE GUERRA CONTRA ESSES VAGABUNDOS QUE BATERAM NOS IDOSOS DA RESERVA. VIOLARAM A LEI DOS IDOSOS. TEM QUE SER PRESOS E NÃO SER SOLTOS. SÃO TODOS VAGABUNDOS, PAGOS PELOS PARTIDOS COMUNISTAS E COMPANHIA. CRITICA DE UM APOSENTADO FALIDO, REVOLTADO, APOSENTADO DO INSS. OUTRA INSTITUIÕES DE LADRÕES. QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA. E CORRIDO DURANTE 30 ANOS.”

Chega a ser engraçado, não é? A ditadura deu muito certo no nosso país. Transformou as pessoas nisso aí. Convenceu-as de que ela foi ótima para o Brasil, de que foi um período de avanço e que agora a gente tá na merda porque o PT tomou o país e está fazendo as maiores estripulias no governo. O PT está sim fazendo diversas estripulias, mas na ditadura também era um rombo atrás do outro. No fim das contas, por que mesmo que o regime não se sustentou? Pelo buraco nos cofres públicos causado pelos 20 anos de desvios de divisas.

É realmente impressionante. Uma vez li um texto do Xico Sá dizendo que foi em um evento no nordeste e afirmou que o estado de São Paulo é o estado mais reacionário do país. Só faltou os paulistas o apedrejarem em praça pública de tão indignados com uma afirmação assim tão… tão… correta.

Fico pensando, parace que o avanço capitalista e retrocesso político são diretamente proporcionais. Não duvido. As pessoas aqui são tão focadas em enriquecer, crescer nos negócios, fazer uma faculdade que lhes dê condições de consumirem e consumirem (afinal, na nossa sociedade, a única liberdade intocável é a liberdade de consumo) que acabam se tornando cada vez mais individualistas. Coerente com esse individualismo, a opinião geral diz que cada um tem que cuidar do seu próprio nariz e garantir sozinho as suas condições para quê? Para enriquecer. E esquecem que nem todas as pessoas tiveram as mesmas oportunidades na vida e que para algumas delas é sim necessário uma atenção maior por parte do governo. A expressão máxima do discurso neoliberal-individualista é aquela que diz que se você não venceu na vida (seja lá o que isso signifique), a culpa é inteiramente sua, já que você não se esforçou, sendo que todos tem as mesmas condições. E não há afirmação mais falaciosa. É preciso sim, que se dê um suporte para que as pessoas façam e aconteçam neste mundo. É preciso também lembrar que só dinheiro não significa avanço total. Avanço econômico não é avanço intelectual. Crescimento econômico para alguns não é melhora nas condições sociais gerais.

Paulistas (assim como muitos outros) votam no PSDB porque este tem uma postura condizente com tal tipo de pensamento. Este partido pouco se importa com as minorias, com educação de qualidade e com assistencialismo para os mais pobres. O PSDB é o partido dos cursos técnicos, do cancelamento de aulas de reforço, da aprovação compulsória, do desrespeito a decisões judiciais, da PM do gás lacrimogêneo, da bala de borracha, da invasão de propriedade privada, da ocupação militar na universidade pública. E, a cada dois anos, continuamos elegendo o mesmo partido. Ano após ano o estado de São Paulo enriquece, mais pessoas vem para cá e se tornam cada vez mais parecidas e tecnicamente iguais. Por fim, dia após dia desaprendemos a pensar politicamente. E é por isso que um Naji Náhas tem aqui facilmente sua terra desocupada, que a universidade mais importante do país aos poucos tem sido tomada pela polícia.

Que aprendamos algumas coisas com o Rio de Janeiro: o estado em que pessoas fizeram greve de fome contra a ação da PM no Pinheirinho, que se revoltaram contra a comemoração do golpe. Que aprendamos a não aceitar tudo como uma realidade imutável, que paremos de culpabilizar o indíviduo pelos problemas sociais. Que tenhamos um pouco mais de humanidade.

Anúncios

Comente!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s