Gigante, volte a dormir, por favor

Esse post foi escrito dia 21/06. Portanto, se refere à manifestação do dia 20. Como as coisas estão acontecendo rápido demais, está um pouco difícil acompanhar. Mas vamos tentando.

Crédito das imagens: Volta a dormir Brasil

____________________________________________________

O movimento começou com uma cara e agora se transformou em algo totalmente estranho.

oi? não era de transporte público que a gente tava falando?

oi? não era de transporte público que a gente tava falando?

Se antes havia gente na rua por um motivo claro, agora vemos uma massa de gente indignada que não sabe muito bem qual o motivo da sua indignação. Atacam pessoas filiadas a partidos de esquerda que estavam presentes no movimento desde que este começou.

Gigante, fique aí quietinho...

Gigante, fique aí quietinho…

Ontem o que vi foi um número incontável de pessoas perdidas, com demandas absurdas em seus cartazes, pessoas mascaradas, pessoas carecas atacando quem se encontrava dentro do cinturão que separava os apoiadores iniciais da causa dos que chegaram segunda-feira. Bandeiras de partidos foram arrancadas das mãos de manifestantes e queimadas. Pessoas de dentro do cinturão foram agredidas. O mesmo grupo que grita: “sem violência” é que agride e que entrega outros manifestantes à polícia.

Faço minhas as palavras de um amigo (o Fabinho, que já escreveu um guest post pra gente) sobre o que aconteceu ontem: “os partidos e as instituições políticas, tal como existem, são os instrumentos de que dispomos, e se eles não estão funcionando como queremos não vai ser por manifestações que negam a sua presença e exigem a sua extinção que vamos corrigi-los, mas sim, dando a atenção que por longo tempo não demos a eles. Tem muito oportunismo, mas oportunismo também está latente em passeatas sem pauta clara, com todo mundo disposto a seguir o líder do povo brasileiro, verde e amarelo, na linha do ‘gigante acordou’. Democracia e política são feitas na negociação e no diálogo realista.”

90% das pessoas que estavam na rua ontem, só foram ao ato pela primeira vez na segunda-feira. A princípio nós, que estávamos lá desde o começo, ficamos extremamente felizes, até percebermos o que isso realmente significava. A indignação de muitos desses manifestantes tardios tem razão de ser: corrupção, saúde e educação precárias, injustiça e falta de ética na política. No entanto, muitos deles associam suas demandas ao seu preconceito misógino, machista, homofóbico, racista. Cadê a coerência?

ganha bolsa, não pode votar! assinado: classe média

ganha bolsa, não pode votar! assinado: classe média

Além disso, inúmeras desses cartazes diziam: “contra a PEC 37” e quantas dessas pessoas sabem realmente o que é a PEC 37? Eu mesma fui descobrir essa semana o que é porque resolvi ler a respeito e eu não sou contra. Conversei com dois dos que carregavam a placa contra a PEC 37 e eles não conseguiram me responder. Soma-se a isso que a bandeira contrária à PEC 37 é midiática, é da Veja, do Jabor, da Folha, do Estadão. Seria assim tão conspiratório dizer que essa massa está sim sendo moldada por essa mídia?

Acredito que a classe média reclama de algo que está prestes a perder. Enquanto Europa e América se afundavam numa crise iniciada em 2008, o Brasil continuava crescendo. Agora que a crise bate à porta e a inflação sobre, a classe média começa a tremer. Isso também associado a tantos escândalos de corrupção e descaso por parte dos governantes. Mas a corrupção que essa classe média condena é somente a corrupção petista, esquecendo tantos outros “mensalões” já existentes no país.

O “gigante” não acordou. Ele apenas anda sonâmbulo pelas ruas num sonho ignorante desenhado pela mídia. E, a História não nos deixa esquecer, “da última vez que o ‘gigante acordou’, ele elegeu o Collor”, como disse minha amiga Julinha . E sim, estou realmente com medo, porque as cenas que eu vi ontem, nunca sairão da minha mente.

E aqui, o tipo de coisa que mais dá medo.

E aqui, o tipo de coisa que mais dá medo.

Anúncios

Comente!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s